Saiamos depressa ao encontro da vida

Le Cappuccine ancora ad Albenga
16 Aprile 2018
Per intercessione di Madre Francesca
9 Ottobre 2018
Le Cappuccine ancora ad Albenga
16 Aprile 2018
Per intercessione di Madre Francesca
9 Ottobre 2018

Queridas irmãs,
Paz e Bem!

Estou enviando a cada uma de vocês uma pequena síntese do nosso encontro formativo realizado de 7 a 9 Setembro de 2018. Mais uma vez quero agradecer a presença de cada uma e a participação, interação que se deu no decorrer deste encontro, fortalecendo nossa resposta a Jesus Cristo, razão de nossa consagração. Peço que publique no nosso Boletim formativo do Instituto para ter uma maior visibilidade e comunhão com as demais. Uma abençoada semana cheia da graça do Senhor a todas vocês.

Fraternalmente,
Ir. Francilene

Aos sete dias do mês de setembro de dois e dezoito, ás 08:40 aconteceu o Encontro das irmãs com o tema “saiamos depressa ao encontro da vida”, com base na leitura orante, texto da visitação de Maria a sua prima Isabel (Lc. 1, 39-56) documento da CLAR, baseado no subsídio da CRB Nacional com a assessoria de Irmã Vânia Maria Carvalho de Sousa, Missionária do Coração Eucarístico. O encontro teve inicio com o momento de oração no salão. Em seguida houve a apresentação da temática que convidou a cada uma de nós o olhar o passado com gratidão, o presente com compaixão e o futuro com esperança, lembrando nossa caminhada enquanto Vida Religiosa Consagrada. A assessora enfatizou que este texto tem haver com o convite do Papa Francisco, que nos “convida a sermos uma Igreja em saída” no cotidiano de nossa missão.
Durante o encontro desatacou alguns pontos importantes:
O encontro com Deus, e com o outro (a) transforma a nossa vida, pois de fato, necessitamos do outro (a) para estar em comunhão com Deus. Assim, o ícone da visitação recorda a humanidade que necessita ser visitada por Jesus constantemente.
A Vida Religiosa Consagrada não deve ser autoreferencialidade, pois o referencial maior é Jesus Cristo, isto é, se insere na realidade da juventude, na vida eclesial o que pode ser um dos desafios que causas desistências principalmente na juventude da VRC.
Maria nos ajuda na acolhida e no serviço, sermos de Deus. Na leitura teológica percebemos que há duas transições, João e Jesus, ambos nascidos de mulher (Maria e Isabel) que define o plano da Salvação da humanidade.
A assessora questionou: qual é a nossa identidade de VRC? Destacou que diante de muitas realidades a mesma parece está invisível, devido aos “protagonismos dos leigos (as)” ao que parece ter “recuado” nos deparamos com a “esterilidade” na VRC aos quais não nos permite darmos frutos, “sem nada podeis fazer” (Jo. 15,5).
Na parte da tarde a assessora destacou as atitudes da discípula fiel, assim como Maria devemos ter disponibilidade para escutar e estar de prontidão para servir com alegria. Durante o encontro houve momentos de leitura orante pessoal, em duplas que nos permitiram rezar, partilhar as luzes que o Senhor nos falou por meio deste texto. No dia 08/09, fomos convidadas a refletimos sobre as projeções: mística e profecia, cultivar um encontro profundo com Jesus, partir dele na dimensão orante e missionária. Viver a imagem da Trindade. Dinamizar a cultura do encontro através do cotidiano, não esperar as grandes ocasiões, pois Deus se revela na simplicidade, a partir dos pobres e humildes. “Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes”. (Lc 1, 46b – 55). A partir desta realidade somos convidadas ao desprendimento para seguir Jesus através do sim e espírito de prontidão de Maria e a alegria da acolhida de Isabel. No dia 09/09 aconteceu o lazer, (Lc 1, 46b – 55) momento fraterno que nos permitiu a convivência fraterna e ao descanso, num lugar silencioso e ambiente arborizado. Por tudo isto, podemos dizer como Maria: “ O Senhor fez mim maravilhas, Santo é o seu nome”. (Lc, 1. 46)

São Luís, 9 de Setembro de 2018.

Language »