136° anniversario di Fondazione (esp)
23 Gennaio 2021136° anniversario di Fondazione (ita)
23 Gennaio 2021Queridas irmãs,
a nossa vida de mulheres consagradas ao Amor de Deus nos purifica, nos salva e nos conduz à santidade. Porém, com afeto filial queremos agradecer a Madre Francisca pela força de “seu” dom carismático, devemos nos sentir sempre mais unidas para dar glória ao Bom Deus na expectativa de sua canonização.
Somos filhas de uma grande Madre e, sabemos todas que, mesmo que o tempo passe veloz e as fadigas se façam sentir, Deus nos renova sempre com sua Graça, por meio da comunhão fraterna e da Igreja. O reflexo de Seu grande Amor que todas levamos no coração, nos dá a força e a coragem de nos esvaziar para dar lugar à sua divina bondade e misericórdia. É ele que nos sustenta e dá alegria a nossa vida por meio de uma “juventude” que não tem limites: a força e a beleza do seu amor. Sim, irmãs,porque todas nós podemos nos manter jovens pela força do amor que somos capazes de dar e em viver relações de afeto fraterno que às vezes, esquecemos. “… de coração vos saúdo e vos abençoo e vos agradeço tanto pela vossa satisfação por ter sido reconfirmada no meu cargo, continuarei ter sempre, para com minhas filhas, um grande afeto” (Ct. MFR 372)
RMadre Francisca nos fez nascer para o mundo e para a Igreja para dar ao mundo, com nossa presença, Jesus, para que o seu rosto, suas palavras, seus gestos continuem percorrendo muitos caminhos. Por isso, hoje como sempre, a profecia de nós Irmãs Capuchinhas é a vida fraterna. Um estilo de vida possivelmente sereno e fraterno para viver “santamente unidas na santa concórdia e recíproca caridade, mantendonos todas no dulcíssimo coração de Jesus” (Const. 44). Agradecemos ao Senhor por poder continuar nesta profecia da comunhão e do viver juntas, ajudandonos e sustentandonos seja no tempo da alegria que de sofrimento; de modo particular este ano de COVID-19, que marcou de modo indelével o mundo.
Irmãs é por isso que somos chamadas a nos perguntar sabiamente se o significado do nosso viver quotidiano deixa transparecer a forma e a força de vida de Jesus na castidade, pobreza e obediência. Não podemos fugir desta pergunta: qual é o dom da Graça a que somos chamadas levar neste tempo de crise que quer simplesmente “relegar” as nossas opções e nos
fechar para um futuro de graça, de bênçãos e de esperança?
Unidas em um só coração e uma só alma supliquemos ao Espirito Santo que nos ajude, apesar das muitas dificuldades, a nos abrir a um futuro carregado de esperan- ça e bênçãos. Confiemonos ao Espírito Santo para que nos sustente e nos chame a superar as dificuldades para viver uma comum pertença a Cristo. Nele e por Ele, mesmo longe, sintamonos sempre mais unidas, todas somos filhas e irmãs de uma Santa Madre.
Rezemos para que, apesar das dificuldades do nosso viver por causa das diversidades fraternas, somos chamadas cada dia a sermos suas, para viver junto um compromisso bem específico: realizar a sua obra de imenso amor e misericórdia no mundo, como filhas da nossa ‘Santa’ Madre. “… se estiverem santamente unidas, gozareis de paz no coração, vossa alma se elevará mais alta para o sumo bem e cumprireis vossos deveres com amor e solicitude” (Ct. MFR Lett. 213).
Irmãs, na certeza que Madre Francisca nos acompanha cada dia com seu olhar amoroso, queremos acolher seu convite a nos querer bem com a ajuda mutua, a caridade e recíproca oração. Boa Festa!
Madre Carmen Cimarolli
Superiora Geral
Roma, 23 de janeiro de 2020